terça-feira, 25 de setembro de 2007

A Caroxinha!

Era uma vez uma carochinha que achou cinco réis ao varrer a cozinha. Foi comprar laços, fitas e enfeites para se pôr bonita. Pôs-se à janela para ver quem queria casar com ela:

- Quem quer casar comigo?

Passou um burro e respondeu-lhe:

- Quero eu, quero eu.

- Como te chamas?

- Om, im om, om im om.

- Não serves para casar comigo porque tens uma voz muito grossa.

No outro dia passou um cão e ela tornou a perguntar:

- Quem quer casar comigo?

- Quero eu, quero eu.

- Como te chamas?

- Ão, ão, ão.

- Não serves para casar comigo porque tens uma voz muito feia.

No outro dia passou um gato e ela tornou a perguntar:

- Quem quer casar comigo?

- Quero eu, quero eu.

- Como te chamas?

- Miau, miau, miau.

- Não serves para casar comigo porque tens uma voz muito fina.

No outro dia passou um rato e ela tornou a perguntar:

- Quem quer casar comigo?

- Quero eu, quero eu.

- Como te chamas?

- Sou o João Ratão.

- Ah! Sim. Tu serves para casar comigo.

Ora, o João Ratão e a Carochinha lá casaram e foram felizes até que um dia aconteceu uma desgraça. Um domingo, a Carochinha foi à missa e o João Ratão não quis ir, ficando a cuidar da comida.

- Não vás mexer no tacho - disse-lhe a Carochinha.

Mas o João Ratão, como era muito guloso, foi logo espreitar lá para dentro. Truz, catrapuz, lá caiu o João Ratão para dentro do caldeirão.

Veio a Carochinha e não o achou, procurou, procurou, correu a casa toda e nada. Pensou em ir comer sozinha. Quando foi tirar a comida apanhou um grande susto porque viu lá dentro o seu querido marido. Começou a chorar e a dizer:

- Ai, meu rico João Ratão, morreu cozido, frito e assado no caldeirão! Ai, meu rico João Ratão, morreu cozido, frito e assado no caldeirão!

Nenhum comentário: