sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Leites enriquecidos: só em casos especiais

Alguns dos leites testados contêm açúcar e calorias em excesso


A revista Teste Saúde testou nove leites enriquecidos («Especial Crescimento», como é comum chamar-lhes): seis para crianças de um a três anos e três para crianças a partir dos três. Alguns dos leites testados contêm açúcar e calorias em excesso.
Além disso, as vitaminas e minerais que oferecem podem ser obtidos naturalmente através de uma alimentação saudável e variada. Assim, a Proteste concluiu que os leites enriquecidos só devem ser consumidos por indicação médica, em casos específicos de crianças com falta de apetite, ou em determinadas fases, e não por rotina, pela generalidade das crianças.
A partir dos 12 meses, as crianças saudáveis podem passar a beber leite de vaca meio gordo (de preferência leite do dia, por conter menos conservantes). É prejudicial habituá-las ao sabor demasiado doce destes leites.
Além disso, a Proteste põe em causa o preço exagerado deste tipo de leite que chega a custar o dobro do leite normal. «É mais barato e saudável beber o leite de vaca e comer fruta, legumes e peixe», que oferecem todos os nutrientes necessários.

Nenhum comentário: