terça-feira, 13 de novembro de 2007

Dentes- A primeira consulta

Muitos pais ficam apreensivos quando se trata do momento certo de levar seus filhos pela primeira vez ao odontopediatra/médico dentista.

O ideal é fazer uma consulta pré-natal, realizada pelo médico-dentista para que possa receber orientações sobre saúde oral do bebé. Por volta dos três meses, mesmo sem ter dentinhos, os pais devem levar seu bebé à primeira consulta para que este possa orientá-los adequadamente. Quanto mais tarde, mais stress tanto para os pais que não gostam de ver seus filhos berrarem e por parte da criança que não deixa escovar. Além disso, ela vai entender que da mesma forma que tem que limpar o rabinho, lavar o cabelo, tirar a remela dos olhos... é necessário limpar a boca, pois boca faz parte do corpo.

Nesta primeira consulta, os pais receberão orientações sobre:
- A idade que erupcionam e trocam os dentes, assim como controlar as manifestações indesejáveis do nascimento dos dentes de leite.
- A alimentação correcta, sem proibição do uso do açúcar, somente consumindo-o de maneira inteligente e também o uso adequado de alimentos que favorecem o correcto desenvolvimento dos maxilares.
- Higienização adequada, levando em consideração o grau de coordenação motora da criança, o tipo de escova, a frequência e o horário da higiene oral, o tipo e quantidade de pasta de dente, de acordo com cada faixa etária.
- A necessidade de remoção de hábitos, como por exemplo, sucção de dedo e chupeta, respeitando o desenvolvimento neuropsicológico e o ambiente familiar de cada criança.- A respiração ideal, que é a nasal.
- O que fazer diante de um traumatismo dental, como proceder caso isto aconteça quando a criança tiver a sua dentição.
- A necessidade do uso racional do fluoreto, seja o usado em casa ou o utilizado pelo profissional no consultório e em especial nas aplicações nas escolas.
- O benefício da aplicação de selantes.

Além das orientações, na mesma consulta, o profissional realizará o exame clínico extra e intra-oral com o objectivo de avaliar sistematicamente se não há nenhuma anormalidade, pois em alguns casos pode-se encontrar discreta candidíase (vulgo sapinho), aftas recorrentes etc.

A partir daí, quando a criança retornar ao consultório, já com a presença de dentes, o médico-dentista irá orientando de acordo com o desenvolvimento da criança e o entendimento dos pais.Quanto mais cedo se iniciar os cuidados de higiene oral maiores os benefícios para a sua saúde oral e consequentemente para sua qualidade de vida.

Nenhum comentário: