sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Sagitário


Expansivos, alegres e confiantes.


O frio que se faz sentir em Dezembro contrasta com o calor que emana do coração do luminoso Sagitário, último signo de Fogo. Por via desta irradiação essencial, os meninos do signo do Sagitário nascem e crescem com a profunda convicção de que o mundo é um lugar bom e acolhedor e, graças a esse «calor interior», são expansivos, alegres e confiantes. A amizade terá um lugar fundamental nas suas vidas. Desde a mais tenra idade, estes bebés, abençoados com a força expansiva de Júpiter, choram quando são deixados sozinhos no quarto, mas basta transportar o berço para a sala e deixá-los ouvir os barulhos das vozes, dos risos e das conversas, que o choro acabará como por milagre. No aconchego dos lençóis, dir-se-ia que escutam as conversas e os risos, satisfeitos e confortáveis até adormecerem calmamente. Este desejo de contacto íntimo e a necessidade de carinho vão acompanhá-los pela vida fora. Viverão despreocupados e tranquilos durante a primeira infância, se sentirem que são amados e que o ambiente é acolhedor e feliz. O coração «quente» dos meninos Sagitário é também muito sensível e vai sofrer sempre que forem rejeitados. Mesmo que continuem a sorrir, lágrimas de desapontamento puro espreitam ao canto dos olhos. O amor aos desportos e à vida ao ar livre são marcantes para estes rapazes e raparigas que adoram a informalidade. Não raramente, aderem com entusiasmo aos escuteiros do bairro, onde dão largas à sua natureza mais profunda, com desembaraço e optimismo. Aventuras, ar livre e um grupo de amigos, não há nada que mais lhes agrade. Honestos, leais, saudáveis e desembaraçados, têm, em geral, uma particularidade que pode chocar quem com eles lida de perto: não têm rodeios em dizer o que pensam com uma franqueza desconcertante e, por vezes, até podem ser ofensivos. Mas, mais uma vez, não se lhes pode levar a mal. São um pouco desajeitados, mas sempre bem intencionados.


Se tem um filho sagitário:
.São honestos e leais, os Sagitários, e gostam que lhes paguem na mesma moeda. Por isso, se tem um filho nascido em Dezembro, nunca fuja a dar-lhe respostas verdadeiras e jamais tente enganá- lo ou «dar-lhe a volta». Percebem logo quando as regras que lhes impõem vão beneficiar sobretudo os pais e ficam indignados com a injustiça.

.O seu filho Sagitário é naturalmente gregário e sociável e, portanto, cedo terá um grupo de amigos com quem partilhará o prazer de acampar e de fazer longas caminhadas na montanha, de viver todas as aventuras e de defender grandes causas humanitárias. Promova o idealismo e o gosto pela aventura porque, como num ciclo vicioso, quanto mais viver de acordo com os seus ideais e desejos, mais energia terá e assim sucessivamente. Nestes nativos, energia gera energia. Positiva, claro está.

.Porque odeia rotinas e ama acima de tudo a liberdade, é difícil, logo que chega à adolescência, ao informal Sagitário respeitar algumas regras familiares e sociais. Não pense em «prendê-lo» em casa porque ele é naturalmente desprendido. Não se ofenda se ele se esquece da data dos seus anos ou se informa a família que prefere passar o Natal com os amigos. Não leve a mal e aceite-o como ele é, mas saiba que o respeito pela sua individualidade e a justiça das suas opiniões e julgamentos cimentam os laços afectivos entre si e o seu filho ou filha Sagitário. Por mais longe que se encontrem, não deixarão de voltar a casa no Natal para abraçar pais e irmãos.

.Na escola, tente que aprendam progressivamente e evite obrigá-los a ficarem sentados e quietos por muito tempo. A sua enorme curiosidade e o seu vivo interesse por tudo que os rodeia são o motor do seu desenvolvimento. Se os abafar, ficarão sem incentivo para viver.

Nenhum comentário: