segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Sono infantil 2-3 anos




A necessidade de sono modifica-se habitualmente ao longo do desenvolvimento físico e emocional da criança e varia conforme as características individuais da maturidade.
Cerca dos 3 anos a necessidade de descoberta e contacto com o meio exterior começa a entrar em confronto com os períodos de sono e por vezes iniciam-se os comportamentos de recusa da sesta durante o dia.
Não é grave que a criança deixe de fazer sestas diurnas, mas é importante que se estabeleçam hábitos de sono, ou seja: existirem horas específicas para habitualmente deitar o seu filho, mesmo que aconteçam as normais “birras de sono”


- Transição: É habitual haver um período de transição entre a necessidade de sestas diurnas e o sono único durante a noite. Esta transição pode variar consoante factores como os seguintes:




- Hábitos familiares de sono: se a criança ficar em casa com uma figura familiar que tenha o hábito da sesta da tarde, por exemplo, este hábito pode permanecer na criança.


- Regras próprias do infantário relativamente aos períodos de sono – A imposição da sesta após os 3 anos varia consoante o infantário.




Independentemente do tipo de processo: orientação familiar ou pré-escolar, um factor comum é a conhecida “birra de sono”. Esta atitude de resistência ao sono está não só relacionada com uma recusa em desligar-se da realidade exterior assim como corresponde a uma manifestação emocional da agitação e ansiedade da criança
É importante que oriente o seu filho para que ele estabeleça hábitos de sono: leve-o pacientemente para o quarto, leia-lhe uma história, se ele chorar ou gritar acalme-o falando baixo e acariciando suavemente os seus cabelos e o seu rosto; uma música suave também poderá ajudar.
Não é conveniente deixá-lo no quarto a chorar durante muito tempo ou obrigá-lo a deitar-se aos gritos, isso só irá aumentar os comportamentos de resistência ao sono.
Também não é aconselhável deixar a criança “ser vencida pelo sono e cair de cansaço”, nem utilizar a televisão como “sedativo” para adormecer. Levá-la para dormir na cama do casal também não é uma opção aconselhável.
Estes são métodos muito utilizados que podem originar problemas tanto ao nível do sono como do próprio comportamento da criança.

Nenhum comentário: