quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Bacio


Ensinar a criança a utilizar o bacio, não é assim tão simples como parece e é algo que implica toda a família numa tarefa longa e muito absorvente.É um assunto tão delicado, que inclusive um psicólogo da idade do crescimento, Brazelton, sentiu a necessidade de dedicar-lhe um estudo. As conclusões a que chegou são muito simples: cada criança, deve acostumar-se, espontaneamente, a este novo instrumento e sem excessivas intransigências. Deste modo, não só a adaptação é mais rápida, como também produz efeitos favoráveis em relação ao futuro, pois evitará que surjam problemas desagradáveis, como, por exemplo, a desconfortável e tão temida incontinência nocturna.



Quando se deve tirar a fralda
Quando, por fim a criança decidiu que pode libertar-se do seu “chichi” e depositá-lo no bacio, é o momento de lhe retirar a fralda e de começar a fazer com que se sente nele, de cada vez que pensemos que chegou o estímulo para a evacuação.Se as primeiras tentativas são infrutíferas, e a criança não quer renunciar às fraldas, o melhor a fazer, é pegar nestas e mostrar à criança qual é o destino final das fezes. Deverá explicar-lhe, que os seus irmãos mais velhos se comportam desta maneira, que a mamã e o papá também têm um sítio especial e que chegou o momento para que ele faça o mesmo. Deverá deixá-lo andar sem fralda, algumas horas, eventualmente com o bacio por perto, explicando-lhe, inclusive, que ele pode utilizá-lo sozinho, sem problema. Com muita paciência e muito estímulo da nossa parte, por vezes de dias ou de semanas, o êxito estará assegurado.



Como ensiná-lo para que serve
Uma vez que a criança se sinta confiante com o bacio, é o momento para lhe fazer entender, de forma clara, para que serve. Não é fácil. Nestes casos, os irmãos mais velhos são uma ajuda preciosa. O seu exemplo, é fundamental e a vontade de imitá-los impulsionará a criança a fazê-lo. Caso não existam crianças mais velas em casa, a tarefa será mais difícil e aqui, terão de entrar as habilidades de convicção e de paciência dos pais. Alguns especialistas, são de opinião que devemos ser nós a mostrar à criança como se faz, embora não seja uma tomada de posição unânime entre os especialistas.



Como fazer para que a criança se familiarize com o bacio
Em primeiro lugar, dever-se-á habituar a criança de forma progressiva, de forma a que o considere como um objecto pessoal, quase um brinquedo. Depois de o comprar, é aconselhável deixar a criança brincar com ele, para que possa ganhar confiança com o novo objecto. Deve deixar que a criança o arraste livre e tranquilamente, pela casa toda, como se fosse um carro de brincar, pois assim aprenderá a conhecê-lo e a aceitá-lo.
A nossa única tarefa, nesta fase, é a de convencer o nosso filho a sentar-se no bacio, mesmo que esteja vestido, permitindo-lhe que se mova e se desloque, como lhe apetecer. Nunca insista demasiado. Caso a criança oponha uma forte resistência, espere uns dias e volte a tentar.
Não tenha demasiada pressa. Só quando a criança der os primeiros sinais de disponibilidade pela sua parte, terá chegado o momento adequado para começar. Algo muito importante, todavia, é que esteja atenta ao seu filho para ver se este estará a atravessar uma fase de negação e oposição em relação aos adultos. Neste caso, qualquer tentativa, é muito mais difícil e, seguramente, conduziria ao fracasso. Se a criança estiver a atravessar uma fase em que tudo o que tentamos fazer o irrita, o melhor é deixar e voltar a tentar uns dias mais tarde.

Um comentário:

Carla disse...

Olá, a minha filhota tem 20meses e queria ensiná-la a ir ao bacio. Quando tentei pela 1º vez (2meses), fartou-se de chorar e não o podia ver a frente, agora que o tempo está mais quentinho vou tentar novamente a ver se ela CONSEGUE.... Vou seguir o conselho, depois dou noticias.