quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Aleitamento e a Dentição

A importância do aleitamento natural deve ser levado ao conhecimento de todas as mulheres. Estudos diversos têm demonstrado o valor da amamentação e seus benefícios para a mãe e para seu bebé, tais como:
" Melhorar o sistema imunológico da criança. "
"Ajudar positivamente na interacção emocional da mãe com seu filho."
" Beneficiar o desenvolvimento neurológico do bebé. "
"Melhorar a respiração nasal, a mastigação e a deglutição do bebé."
" Promover o crescimento do osso mandibular aumentando o espaço oral e o equilíbrio da morfologia dentária."
" Diminuir as hipótese de utilização de aparelhos ortodônticos"
A amamentação tem sido incentivada por ser o leite materno não só o alimento mais completo e digestivo para crianças de até um ano de idade, como também por ter acção imunizante, protegendo-as de diversas doenças. Crianças aleitadas ao peito têm melhor desenvolvimento mental e maior equilíbrio emocional. A amamentação é gratificante para a mãe e interfere beneficamente na saúde da mulher, por exemplo, diminuindo a probabilidade de câncer de mama e ajudando na depressão pós-parto.
Poucas mães sabem que a amamentação tem reflexos futuros na fala, respiração e dentição da criança. Quando a criança é amamentada, não está sendo apenas alimentada mas também está fazendo um exercício físico importante para desenvolvimento bucal, quer da sua musculatura quer da sua estrutura óssea. Ao nascer, o bebé tem o maxilar inferior mais pequeno que o maxilar superior conseguindo esse equilíbrio através da sucção do peito. Toda a musculatura bucal é desenvolvida, músculos externos e internos, que, solicitados, desenvolvem os ossos. A sucão do peito não é fácil, daí o bebé ficar bastante transpirado. Esse exercício é o responsável inicial no crescimento harmonioso da face e dentição. Usando biberão, esse exercício é quase inexistente, sendo preferido pelo bebé devido à facilidade com a qual ele obtem o leite, principalmente quando esse flui por um furo generoso no bico.
Quando é necessário usar o biberão a posição deste é muito importante para haver um exercício com maior eficiência: a criança deverá ficar o mais verticalizada, o que também facilita a deglutição do leite. Outra importância da amamentação é a tentativa de evitar apinhamentos dentários (dentes "encavalitados"). Maxilares com um desenvolvimento correcto significam um melhor alinhamento da dentição e assim a diminuição da necessidade futura do uso de aparelhos ortodônticos. Músculos firmes ajudarão também no procedimento da fala. Durante a amamentação, aprende-se a respirar correctamente pelo nariz, evitando amigdalites, pneumonias, entre outras doenças. Quando a criança respira pela boca, ou seja, é respirador oral, a secura da boca e dos dentes torna estes últimos mais expostos à cárie e as gengivas ficam inflamadas.
A Organização Mundial de Saúde recomenda que alimentação do bebé deve ser exclusivamente com leite materno até os seis primeiros meses e continuar a amamentar até o primeiro ano da criança. Os benefícios continuam pelo tempo que a mãe e o bebé quiserem continuar com o processo de aleitamento.

Leite da mamã só faz bem!

Nenhum comentário: