quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Desenvolvimento da Linguagem - Atitudes Assertivas


De forma a promover o desenvolvimento da linguagem na criança podemos implementar algumas atitudes de estimulação ás competências comunicativas.

Inicialmente devemos:

- responder ás tentativas do bebé para comunicar consigo (a comunicação não verbal é riquíssima nesta fase)

- mostre-lhe que ouve os seus ensaios de fala. Imite e repita os seus sons, assim, o seu bebé apreenderá que o que diz tem significado para os outros. Mais tarde diga-lhe palavras simples para ele imitar

- fale com a criança enquanto faz a rotina diária e lembre-se de falar bem, ou seja, clara e pausadamente- seja coerente, utilizando de todas as vezes, as mesmas palavras para as mesmas coisas (assim a criança irá associar e enriquecer o seu vocabulário)

- aproveite todas as interacções comunicativas da criança ( desde arrulhos ás vocalizações) para conversar, repetindo as suas produções e esperando que a criança volte a pegar a vez (sendo esta aquisição fundamental para a funcionalidade da comunicação)

- quando a criança começa a falar usando palavras soltas, estimule-a construindo frases simples- veja livros, faça dos momentos de leitura partilhada um prazer. Leia para a criança, deixe-a observar o que está a ler apontando para as imagens á medida que lê. Ao adoptar estas atitudes para com a criança, estará a enriquecer-lhe o vocabulário e ampliar-lhe a capacidade de compreensão, em suma a promover o desenvolvimento harmonioso das competências comunicativas.

Nenhum comentário: